domingo, 2 de janeiro de 2011

PLANTAS RARAS

Coutarea hexandra, cujo nome popular é Quina, é uma árvore das florestas semidecíduas brasileiras. As fotos aqui apresentadas foram feitas em 01 de Janeiro de 2011, em um fragmento de mata nativa na região norte do Município de Goiânia.
A floração em pleno verão contraria a citação de Lorenzi (1998), onde ficou registrada a indicação de floração no inverno. Não sei se é consequência de diferenças regionais ou engano do autor.
Um número muito reduzido de indivíduos foram encontrados no referido fragmento.
A planta foi quase erradicada da natureza devido sua exploração medicamentosa.
Assim, associa-se sua baixa frequência de ocorrência à depredação dos territórios nativos e a exploração farmaceutica, motivos para sua raridade.


Erythrina mulungu ou Mulungu-coral, para a população em geral, é um grande espetáculo quando em floração. Pena que não é utilizada em paisagismo urbano. Espécie ameaçada devido a redução de território do seu habitat nativo.

Possui sistema radicular superficial, sendo indicada para espaços amplos, onde suas raizes não sejam prejudicadas por pavimentações próximas. Ela é muito importante como auxiliar na preservação da fauna alada, principalmente piriquitos, maritacas, papagaios e beija-flores.