domingo, 10 de outubro de 2010

FLORES DE OUTUBRO


A Aloysia virgata tem floração breve, porém tão bonita que vale a pena cultivá-la. É nativa nas formações secundárias das formações florestais semidecíduas de altitude e interflúvios.
As pequeninas flores brancas têm aroma de mel. Esta foi fotografada na casa do artista plástico Tai Hsuan An.
A paisagem amanheceu repleta de manchas amarelas no dia 8 de Outubro de 2010. O cipó-ouro, ou Unha-de-gato, que no interior serve para amarrar estruturas de rancho, na cidade é pura alegria, pura e breve, pois da mesma maneira que florece, rapidamente volta à sua discreta existência no interior das copas das árvores. O nome científico: Macfadyena unguis-cati.

Esta bilbergia floriu no cerrado na mesma época que floresce em seu habitat natural na Mata Atlântica. Sinal de boa adptação.

O Cipó-rosa, Cuspidaria floribunda, que cobre as árvores das matas da Região do Cerrado também cobre a pérgola da Creche da UFG. Maravilhoso! Um espetáculo assistido anualmente pelas crianças e adultos que utilizam o lugar.


O Angico-branco, Anadenanthera columbrina, inicia seu florescimento no final de Outubro e abastece as abelhas com seu nectar. É uma árvore que pode chegar a 15 metros de altura em seu habitat natural. Cresce muito rápido, pode chegar a 5 metros em dois anos. Ideal para quem tem pressa!

Nenhum comentário: