segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FLORES DE AGOSTO

A beleza desta árvore é a florada de inverno, pequenos cachos de flores amarelas acobreadas substituindo a folhagem.
Esta árvore encontra-se preservada no jardim frontal da residência da Patrícia no Condomínio residencial Aldeia do Vale. Parabéns Patrícia! Pela sensibilidade e pela preservação desta maravilha do nosso Cerrado.

Esta é a flor da Rainha-das-árvores. Esta foto foi feita por Luis Henrique Vita em seu jardim, o qual será brevemente documentado neste blog! Aguarde!

Quem disse que Agosto é um mês ruim?
Puro engano! Agosto promove verdadeiras maravilhas no cerrado.
A floração da Caroba, Jacaranda caroba, por exemplo!
E prá completar, ainda alimenta os beija-flores.
Perfeita!
Quem frequenta o Rio Araguaia conhece a árvore da foto acima. O nome popular é Tachi, Triplaris surinamensis, ocorre em grande quantidade na Região Amazônica ao longo de rios e em várzeas. A planta da foto é a forma feminina. A forma masculina tem inflorescência sem exuberância. Tem crescimento rápido e forma belo maciço. Olha aí! a forma masculina.

Dendrobium alba, magia da Mãe Natureza! Está florido desde Junho! Lophantera lactescens, a Lofantera-da-amazônia é uma árvore muito bonita e delicada, deve ser plantada em lugares onde não haja corrente de ventos fortes pois tem galhos frágeis, mas mesmo assim a recomendo, sua beleza compensa os cuidados, além disso é muito resistente a pragas e doenças.

Stifftia crysantha, a Diadema dos jardins antigos, é linda, durável como flor de corte, alimenta beija-flores, forma cerca-viva...

Nem estou acreditando que esta árvore de 9 anos vai florir pela primeira vez! É uma Couroupita guianensis, também conhecida por Abricó-de-macaco. As hastes florais se inserem diretamente no tronco.
As sementes foram coletadas e plantadas pelo Leandro Roncato Pereira; ganhei duas mudas de presente, esta já está florindo!
Aí estão as flores! Elas abrem de manhã e caem logo ao entardecer. Mas... como os botões são muitos, teremos flores por muitos dias! Também oferecem alimento para os beija-flores.

Nenhum comentário: