quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Jardim de Mário&Janine


Um sonho... uma linda casa... um lindo jardim... e muito amor!

Hoje é uma obra complicada em seus detalhes, tanto a casa quanto o jardim. Mas amanhã serão belos e confortáveis! A casa é um projeto da arquiteta Maria Lucy Costa, grande proffissional! O jardim é mais um SuzySimon.Dá para imaginar a trabalheira que foi colocar as rochas no lugar? Esse é o talude de um morro que tem no fundo do terreno. A idéia paisagística foi aproveitar as pedras encontradas no lugar e modelar um talude rochoso. Ainda bem que o tratorista era um sujeito muuuuuiiiinnnnto paciente! O talude rochoso é uma promessa de beleza futura! Dai-me paciência para aguardar o grande dia!
Quem já viu um piso em bloquinhos de granito? Assentados um a um? Foi idéia do Mário! É assim mesmo! O meu cliente participa ativamente do processo de criação! Nós, os arquitetos que tudo sabemos, temos que aprender a conciliar as coisas e aproveitar as boas idéias!
O suporte está quase pronto, ou seja: a modelagem do terreno que vai receber os piso do jardim e a vegetação. Enquanto os operários concluem o serviço já estamos selecionando as espécies que vão participar da composição verde - e amarela, vermelha azul...
imagem capturada na internet
Esta poderá ser uma das belezas a ser introduzida no contexto da paisagem do jardim da Janine!O nome? Mucuna bennettii.
x x x x x x
Fazendo uma pausa da etapa de seleção da vegetação vamos lá! Hoje, 11 de Agosto de 2010, para concluir mais uma etapa da modelagem do terreno e fazer mais um talude de pedras. Desta vez na frente da casa.

E aí?! Pensou que fosse um servicinho romântico?
Nem pensar... é barulhento, poeirento, perigoso, custoso...

O trator ajuda, mas não faz tudo! Dependendo da situação temos que colocar a pedra escolhida na pá! Acho que os engenheiros industriais deveríam projetar uma máquina mais adequada a esse tipo de serviço.
Depois da pedra no lugar, mais terra e a retirada do excesso na mão! É um trabalho de detalhe! Energia! E paciência!
O talude é montado em camadas escalonadas e irregulares. Tudo tem que fica "natural".

Impressionante como os responsáveis pela materialização da idéia se envolveram na história. O Manuel entendeu perfeitamente a idéia e seu auxiliar, o Carlos, ficou muito contente com o resultado final do serviço. Até o tratorista, que estava fazendo o mais trabalhoso, que era manobrar milhares de vezes aquela máquina enorme prá colocar as pedras com a "frente" para o lado de fora, ficou feliz e comentou que o talude já estava "fazendo vista"! Adorei isso! Considerei um grande elogio! Rapaz de percepção!
Trabalheira doida! Mas vale a pena! Imagine isso repleto de plantas!
Com essa equipe o resultado só podería ser excelente! Mas, a modelagem ainda não ficou pronta! Agora tem que nivelar a terra bruta, adicionar a camada de terra fértil. Isso requer novos atores nesse palco! Aguarde!
x x x x x x x x x
Já é Maio de 2011 e os taludes ainda estão assim!!!!!

 Mas, já tem gramado formado, e... também destruído... os procedimento da obra de arquitetura são incompatíveis com a manutenção da obra paisagística. Assim, a todo momento tem restauro a ser feito! Paciência mais uma vez!
As árvores nativas foram preservadas e estão cada vez mais bonitas.

Nenhum comentário: